Notícias

TAÇA CIDADE DE AVARÉ DE XADREZ CLÁSSICO

18/02/2019 22:32

 

TAÇA CIDADE DE AVARÉ DE XADREZ CLÁSSICO

 

Diretor/Organizador: Renato de Paula

Árbitro: Renato de Paula

Realização: Xadrez Avareense / Secretaria Municipal de Esportes de Avaré

Apoio: Programa Escola da Família – EE. Matilde Vieira

Formato: Sistema Eliminatório simples, ida-e-volta, com 16 participantes. Caso o total de inscritos ultrapasse esse número, serão realizadas fases qualificatórias também no sistema eliminatório até que se completem as chaves.

Cadência: 1h30 min KO (relógio analógico); 60 min+30 seg. de incremento por lance (relógio digital)

 

Cronograma do torneio (sujeito a alterações):

 

  • Fase qualificatória: dia 23/03 às 09 e 14 horas
  • Congresso Técnico: dia 31/03 às 08h45min
  • Oitavas de Final: dia 31/03 às 09 e 14 horas
  • Quartas de Final: dia 28/04 às 09 e 14 horas (ver item 4 do Regulamento Específico.)
  • Semifinais: a definir
  • Finais: a definir

 

 

Local: EE. Profª. Matilde Vieira e outros a definir pela organização

 

Finalidade do evento:

 

  • Movimentar o xadrez clássico no 1º semestre;
  • Preparação para os Jogos Regionais;
  • Movimentar o rating pensado do Xadrez Avareense;

 

Participação: Aberto a qualquer enxadrista

 

Inscrição: Gratuita, até o dia 21/03/2018, podendo ser realizada pelas seguintes formas:

  1. Através do site www.xadrezavareense.com.br, ou
  2. Presencialmente aos sábados, das 14h30 às 17 horas na Escola Matilde Vieira ou
  3. pelo telefone (14) 99844-6153 c/ Renato.

 

Desempates: Acaso o match entre os enxadristas termine empatado, o desempate será realizado da seguinte forma:

  1. Duas partidas rápidas de 16 min KO (analógico) ou 11 min +5 seg de incremento (digital). Se terminar empatado:
  2. Duas partidas relâmpago de 5 min KO (analógico) ou 3min+2seg de incremento (digital). Se empate:
  3. Armageddon, no formato da Copa do Mundo de Xadrez.

 

Premiação: Troféus para os três primeiros colocados

 

REGULAMENTO ESPECÍFICO:

 

  1. TOLERÂNCIA MÁXIMA DE ATRASO: 15 minutos.Terminado o prazo, o jogador que estiver presente será considerado vitorioso por W.O.
  2. PROPOSTA DE EMPATE: Somente após o 20º lance.
  3. CHAVEAMENTO: Será realizado pelo portal mundialmente conhecido Challonge.com, no site específico https://challonge.com/pt_BR/eu98n9ia, onde o público poderá acompanhar o andamento. A ordenação dos jogadores será de acordo com os seguintes critérios:
    1. Rating pensado do Xadrez Avareense (número 1 é o maior rating, número 2 o segundo maior rating, e assim sucessivamente.)
    2.  Ordem alfabética do nome do jogador, em caso de jogadores com mesmo rating ou jogadores sem rating, sendo estes colocados nas ultimas posições da lista
  4. FLEXIBILIZAÇÃO DE DATAS: A partir das quartas-de-final, os jogadores que desejarem, desde que de comum acordo, poderão antecipar suas partidas, comunicando a organização a hora e local. A partir de então, essas datas serão consideradas oficiais, sendo aplicado o disposto no item 1 deste Regulamento Específico, devendo os competidores entregar suas planilhas à organização, devidamente assinadas. Em caso de não acordo, prevalecerá a data estipulada pela organização. Futuramente, durante o Congresso Técnico, a organização poderá fixar locais específicos para realização das partidas, dependendo das circunstâncias. Não será aceita marcação para data posterior à estipulada no cronograma.
  5. PONTUAÇÃO: Em razão do site gerenciador do torneio não admitir a inserção de pontuação “quebrada”, a pontuação adotada será a seguinte: 2 pontos para vitória, 1 ponto para empate, 0 pontos para derrota.
  6. RATING: O cálculo do rating somente será divulgado após o termino do torneio. As partidas de desempate não servirão de cômputo para os ratings rápido e blitz.

 

 

DISPOSIÇÃO FINAL: Serão aplicadas regras da FIDE e deste regulamento. Os casos omissos serão resolvidos pela direção da prova. Pede-se que os jogadores levem seus relógios e jogos de peças. As partidas deverão ser anotadas em planilha oficial fornecida pela organização. Conforme determina o regulamento da FIDE será dada prioridade aos relógios digitais e controle de tempo com incremento.O cronograma de jogos poderá ser alterado no congresso técnico.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE ENSINO DO XADREZ AVAREENSE

15/01/2019 12:02

Estão abertas as inscrições para o programa de ensino do Xadrez Avareense. Ta afim de aprender o jogo/arte/ciência com a gente? Chegou a sua vez!

Repetindo o sucesso de 2018, estaremos disponibilizando 20 vagas para aulas de xadrez das 14h30 às 15h30 horas aos sábados, na Escola Matilde Vieira, dentro do Programa Escola da Família.

O interessado poderá se inscrever pessoalmente na sede da Secretaria Municipal de Esportes, de segunda a sexta-feira das 09 às 17 horas ou neste site, preenchendo o formulário com seus dados.

As aulas terão inicio no dia 16/02 e são 100% gratuitas.

Estamos esperando vcs!

MENSAGEM DE FIM DE ANO

31/12/2018 17:20

MENSAGEM DE FIM DE ANO

 

Caros amigos, alunos, enxadristas e público em geral:

 

Mais um ano se encerra e o Xadrez Avareense mostrou evolução.

Conforme estabelecido em nossas diretrizes de trabalho propostas no fim do ano passado, pusemos em prática nosso programa de ensino, com boa adesão de alunos. O sucesso desse programa é imprescindível para a continuidade do xadrez de competição em nossa cidade, que estava em atraso nesse sentido em relação às rivais da região. Enquanto cidades como Taquarituba, Bauru, São Manuel, entre outras vêm trabalhando constantemente na formação de jovens talentos, Avaré não tinha nenhum projeto nesse sentido.

Com muito esforço e dedicação, desde março deste ano iniciamos nosso programa de formação de enxadristas com 06 alunos com idades entre 07 e 13 anos, de escolas particulares e da rede pública. Todos tiveram aulas sobre os fundamentos básicos do jogo e mostraram boa evolução, estando aptos a disputarem torneios. Consequentemente, o plantel de jogadores do Xadrez Avareense aumentou consideravelmente e estamos caminhando rumo a autossuficiência.

Também no contexto do programa de ensino para formação de novos enxadristas, promovemos em parceria com as Secretarias de Esporte e Educação o 1º Campeonato Avareense Escolar.

Neste ano também retomamos o diálogo com a Secretaria de Esportes. Desde então, a instituição tem sido uma grande parceira nas nossas atividades, seja fornecendo os troféus de nossos torneios, seja proporcionando o transporte de nossos atletas para as mais diversas competições. Tudo isso foi possível graças ao Sr. Secretário de Esportes, que num gesto de grandeza estendeu as mãos para que trabalhemos juntos pelo Município.

Em função da mudança de política de trabalho, não realizamos o mesmo número de torneios que nos outros anos, uma vez que a tarefa de organizar torneios demanda muito esforço para retorno insuficiente, em razão do pequeno número de enxadristas existentes em Avaré. Mesmo assim, com sucesso realizamos a Copa Avaré de Xadrez Blitz, cumprindo com nosso compromisso em promover o xadrez solidário, um evento singelo, mas muito elogiado pelos participantes.

O Campeonato Avareense de Xadrez Clássico 2018 foi um sucesso de organização. Graças ao empenho dos competidores e arbitragem o torneio seguiu sem nenhum incidente. As partidas foram realizadas em alto nível técnico e com bom número de participantes, não tendo havido uma adesão maior por conta da realização do ENEM.

Ao longo do ano, o Xadrez Avareense se fez representar em várias competições a nível estadual e regional, conseguindo por vezes posições de destaque, como a 7ª colocação no Campeonato Regional por Equipes da Liga Regional de Xadrez, torneio que reuniu várias das melhores equipes da região centro-oeste paulista, e a 3ª colocação de Márcio Sanches na 67ª Etapa do Circuito Solidário de Xadrez, em Bofete.

Estas foram as realizações do Xadrez Avareense em 2018. Gostaríamos de agradecer primeiramente a Deus pelas realizações, em seguida àqueles que acreditam e apóiam nosso trabalho: a E.E Matilde Vieira, na pessoa da Vice-Diretora Vera, o IFSP na pessoa do Diretor Sebastião Francelino, a Secretaria Municipal de Esportes, na pessoa do Secretário Léo Ripoli e a Melitta South America, que patrocinou a Copa Avaré de Xadrez Blitz.

Para 2019, além da continuidade do programa de ensino, da Copa Avaré Blitz e do Avareense Clássico, teremos algumas novidades: 

1ª Taça Cidade de Avaré de Xadrez Clássico – Novidade em Avaré, será um torneio no formato mata-mata, como na Copa do Mundo de Xadrez.

Copa Capivara 2019 - A volta do emocionante circuito blitz, com um troféu personalizado

Torneio da Amizade 2019 – O retorno do nosso torneio de xadrez rápido

Continuidade do Projeto Xadrez nas Escolas – Capacitação dos professores de Ed. Física e posterior realização do Avareense Escolar

E no decorrer do ano, assim que novas ideias e oportunidades forem surgindo, iremos trabalhar pelo Xadrez em Avaré!

A todos desejamos um feliz e próspero 2019!

São os votos dos membros do Xadrez Avareense!

 

 

LISTAGEM OFICIAL DE RATING PENSADO XADREZ AVAREENSE - NOVEMBRO 2018

30/11/2018 21:46

Segue abaixo a listagem atualizada do rating do Xadrez Avareense, computados os desempenhos no Campeonato Avareense de Xadrez Clássico 2018. Não houve realização de torneios blitz desde a ultima variação em julho de 2018:

 

Class. Nome Pensado
1 Márcio Sanches 1848
2 José Reitor Rizzardi 1840
3 Thiago Maida Salotti 1832
4 Fernando José Pardo 1830
5 Henrique Galvão Ornellas 1816
6 Paulo Renato Blanco 1805
7 Silvério Alves de Oliveira 1800
8 Antônio Genez Parise 1800
9 Roberto Berna Junior 1795
10 Iurin Queiroz Franco de Araújo 1795
11 Gustavo Henrique Correa de Campos 1795
12 Vinicius Berna 1791
13 Renato de Paula 1791
14 Lucas Sampaio da Rocha 1790
15 Antonio Joao Santiago Filho 1790
16 Lucas Boaidar da Silva 1790
17 Pedro Henrique Cavallieri Cocurulli 1790
18 Enzo Ukyo Ohno 1790
19 Rubens Nascimento 1786
20 Enzo Lewin 1785
21 Fábio Luiz Agazzi 1785
22 André Eduardo Lobo de Paula 1785
23 Fernanda Rodrigues de Souza Leme 1785
24 Tomás Bruno Damião 1785

 

FERNANDO PARDO É O CAMPEÃO AVAREENSE DE XADREZ DE 2018

21/11/2018 23:55
Foram 14 dias dFERNANDO PARDO É O CAMPEÃO AVAREENSE DE XADREZ DE 2018
 

FERNANDO PARDO É O CAMPEÃO AVAREENSE DE XADREZ DE 2018

 

 

Foram 14 dias de muitos enfrentamentos e disputas até que tudo terminasse neste domingo dia 18. E o vencedor só saiu na última rodada e ainda assim decidido nos critérios de desempate pois os dois melhores, Fernando Pardo e José Reitor terminaram com 4,5 pontos em 5 possíveis. Fernando Pardo sagrou-se campeão avareense de xadrez de 2018, quebrando uma hegemonia de mais de 20 anos de Márcio Sanches, que por motivos profissionais não defendeu seu título. Completaram o pódio Henrique Ornellas, na 3ª posição com 4 pontos e Renato de Paula e Thiago Salotti, ambos com 3 pontos.

Todos elogiaram a dinâmica da organização do torneio, que não registrou nenhum incidente. Somente ocorreu uma vitória por WO e os que não participaram das duas primeiras rodadas e portanto, eliminados, não prejudicaram o andamento do certame. Nunca o Xadrez Avareense teve à disposição uma infraestrutura tão completa quanto desta vez. Os novos tabuleiros fornecidos pela Secretaria Municipal de Esportes proporcionaram uma estética nas salas de jogos somente vista na época áurea da sala municipal de xadrez e do Centro Avareense.

A partida mais curta foi Gustavo Correa x Pedro Henrique Cavallieri, com apenas 4 lances, recorde histórico em Avaré e a mais longa foi a vitória de Henrique Ornellas sobre Thiago Salotti, que durou 68 lances. 

No total, todos os enxadristas juntos desferiram 869 lances em todo o torneio, tendo cada partida durado em média 36 lances aproximadamente.

As revelações 

Henrique Ornellas foi a grande revelação do torneio, já deixando sua marca logo no seu primeiro confronto significativo ao vencer Thiago Salotti na segunda rodada. Henrique é morador recente em Avaré, mas já representou Itararé em edições dos Jogos Regionais, tendo treinado na equipe do professor Adolfinho. 

Iurin Queiroz e Gustavo Correa, alunos do programa de ensino, muito embora tenham perdido suas partidas mostraram um desempenho que surpreendeu os jogadores mais graduados, chegando a dar trabalho para eles nas ultimas rodadas, na medida em que se habituavam com a realidade de um torneio pensado, mostrando evolução.

A decepção

Thiago Salotti, segundo jogador melhor ranqueado, jogou muito aquém daquilo que mostrou em 2017, ocasião em que mostrou um jogo tático extremamente agressivo, arrancando uma vitória de José Reitor e um empate contra Márcio Sanches. Desta vez seu jogo teve muitos erros até mesmo envolvendo perdas de peças e por muito pouco não amargou as posições mais baixas da tabela se seu adversário na última rodada, Rubens Nascimento, não tivesse deixado escapar as várias oportunidades de vitória.

Na última rodada, tivemos as presenças do ex-medalhista de ouro por Avaré nos Jogos Regionais e Abertos do Interior Kaio Fragoso, do multicampeão Márcio Sanches e do antigo gerenciador do xadrez em Avaré Rogério Alves.

E com o maior torneio de todos, o Xadrez Avareense encerra sua temporada 2018, mas isso não significa que estaremos parados: nosso proximo compromisso será dia 24 em Bauru para a 15ª etapa da Superliga de Xadrez, valendo rating CBX/FIDE. 

Veja as fotos do torneio no album em nossa página no Facebook: www.facebook.com/media/set/?set=a.1880019882111692&type=1&l=e86ce62e35

Confira as partidas, resultados, classificação geral, tabela cruzada e variações de rating dos jogadores na pagina do torneio: CAMPEONATO AVAREENSE DE XADREZ CLÁSSICO 2018

 

Deixamos registrado aqui nossos agradecimentos à Secretaria MUnicipal de Esportes, à Escola Matilde Vieira e ao IFSP pelo apoio proporcionado.e muitos enfrentamentos e disputas até que tudo terminasse neste domingo dia 18. E o vencedor só saiu na última rodada e ainda assim decidido nos critérios de desempate pois os dois melhores terminaram com 4,5pontos em 5 possíveis. Fernando Pardo sagrou-se campeão avareense de xadrez de 2018, quebrando uma hegemonia de mais de 20 anos de Márcio Sanches, que por motivos profissionais não defendeu seu título. 
Todos elogiaram a dinâmica da organização do torneio, que não registrou nenhum incidente. Somente ocorreu uma vitória por WO e os que não participaram das duas primeiras rodadas e portanto, eliminados, não prejudicaram o andamento do certame. Nunca o Xadrez Avareense teve à disposição uma infraestrutura tão completa quanto desta vez. Os novos tabuleiros fornecidos pela Secretaria Municipal de Esportes proporcionaram uma estética nas salas de jogos somente vista na época áurea da sala municipal de xadrez e do Centro Avareense.
A partida mais curta foi Gustavo Correa x Pedro Henrique Cavallieri, com apenas 4 lances, recorde histórico em Avaré e a mais longa foi a vitória de Henrique Ornellas sobre Thiago Salotti, que durou 68 lances. 
No total, todos os enxadristas juntos desferiram 869 lances em todo o torneio, tendo cada partida durado em média 36 lances aproximadamente.
As revelações 
Henrique Ornellas foi a grande revelação do torneio, já deixando sua marca logo no seu primeiro confronto significativo ao vencer Thiago Salotti na segunda rodada. Henrique é morador recente em Avaré, mas já representou Itararé em edições dos Jogos Regionais, tendo treinado na equipe do professor Adolfinho. 
Iurin Queiroz e Gustavo Correa, alunos do programa de ensino, muito embora tenham perdido suas partidas mostraram um desempenho que surpreendeu os jogadores mais graduados, chegando a dar trabalho para eles nas ultimas rodadas, na medida em que se habituavam com a realidade de um torneio pensado, mostrando evolução.
A decepção
Thiago Salotti, segundo jogador melhor ranqueado, jogou muito aquém daquilo que mostrou em 2017, ocasião em que mostrou um jogo tático extremamente agressivo, arrancando uma vitória de José Reitor e um empate contra Márcio Sanches. Desta vez seu jogo teve muitos erros até mesmo envolvendo perdas de peças e por muito pouco não amargou as posições mais baixas da tabela se seu adversário na última rodada, Rubens Nascimento, não tivesse deixado escapar as várias oportunidades de vitória.
Na última rodada, tivemos as presenças do ex-medalhista de ouro por Avaré nos Jogos Regionais e Abertos do Interior Kaio Fragoso, do multicampeão Márcio Sanches e do antigo gerenciador do xadrez em Avaré Rogério Alves.
E com o maior torneio de todos, o Xadrez Avareense encerra sua temporada 2018, mas isso não significa que estaremos parados: nosso proximo compromisso será dia 24 em Bauru para a 15ª etapa da Superliga de Xadrez, valendo rating CBX/FIDE. 
Deixamos registrado aqui nossos agradecimentos à Secretaria MUnicipal de Esportes, à Escola Matilde Vieira e ao IFSP pelo apoio proporcionado.
Itens: 6 - 10 de 132
<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>