JOSÉ REITOR É O CAMPEÃO AVAREENSE DE XADREZ DE 2019

21/11/2019 20:43

JOSÉ REITOR É O CAMPEÃO AVAREENSE DE XADREZ DE 2019

 

Neste ultimo feriado prolongado, nos dias, oito enxadristas avareenses mediram forças no campus local do IFSP para determinar quem é o melhor enxadrista de Avaré de 2019.

O que a princípio seria um campeonato modorrento, sem graça e esvaziado, com um único favorito, acabou se tornando um grande torneio extremamente equilibrado, com ótimas partidas e adesão de grandes enxadristas, como Lucas Sampaio, vindo de um grande desempenho no SP Open, tendo ficado em 4º colocado; Kaio Fragoso, forte enxadrista avareense veterano que já ficou em terceiro colocado na fase pré-X.A do Avareense Clássico, em 1997, que foi medalhista de ouro em Jogos Regionais em edições anteriores; José Reitor, vice-campeão avareense 2018 e sempre entre os melhores nos torneios locais e, por fim, Renato de Paula e Silvério Alves, integrantes da equipe terceira colocada do Regional por Equipes da LRX.

Foram disputadas quatro rodadas pelo sistema suíço, todas pelo ritmo de jogo de 1h30min KO no relógio analógico ou 1h+30seg de incremento no relógio digital, todas no campus do IFSP, nos dias 15 e 16 de novembro

O equilíbrio do nível de forças presente no torneio foi tamanho, que só no final do torneio é que houve um líder isolado, sendo que nas demais rodadas pelo menos dois jogadores dividiam a liderança, sustentada pelos sucessivos empates entre os jogadores mais fortes.

Ao final, José Reitor, com sua experiência, prevaleceu perante os demais jogadores após vencer Kaio Fragoso na última rodada, após conseguir reverter uma situação de clara desvantagem, jogando com muita precisão. Outra grande vitória de José Reitor foi na segunda rodada, quando jogou de brancas contra Renato de Paula.

E o torneio terminou assim: José Reitor, o grande campeão com 3,5 pontos;  Lucas Sampaio, jogando muito bem, foi o vice-campeão com 3 pontos e Kaio Fragoso ficou em terceiro em função dos critérios de desempate, com 2,5 pontos.

Pela primeira vez foi disputada a categoria sub-18, que foi vencida por Pedro Henrique Cavallieri.

Todas as partidas do torneio, resultados detalhados e variações de rating podem ser  vistos CLICANDO AQUI.