MENSAGEM DE FIM DE ANO

31/12/2018 17:20

MENSAGEM DE FIM DE ANO

 

Caros amigos, alunos, enxadristas e público em geral:

 

Mais um ano se encerra e o Xadrez Avareense mostrou evolução.

Conforme estabelecido em nossas diretrizes de trabalho propostas no fim do ano passado, pusemos em prática nosso programa de ensino, com boa adesão de alunos. O sucesso desse programa é imprescindível para a continuidade do xadrez de competição em nossa cidade, que estava em atraso nesse sentido em relação às rivais da região. Enquanto cidades como Taquarituba, Bauru, São Manuel, entre outras vêm trabalhando constantemente na formação de jovens talentos, Avaré não tinha nenhum projeto nesse sentido.

Com muito esforço e dedicação, desde março deste ano iniciamos nosso programa de formação de enxadristas com 06 alunos com idades entre 07 e 13 anos, de escolas particulares e da rede pública. Todos tiveram aulas sobre os fundamentos básicos do jogo e mostraram boa evolução, estando aptos a disputarem torneios. Consequentemente, o plantel de jogadores do Xadrez Avareense aumentou consideravelmente e estamos caminhando rumo a autossuficiência.

Também no contexto do programa de ensino para formação de novos enxadristas, promovemos em parceria com as Secretarias de Esporte e Educação o 1º Campeonato Avareense Escolar.

Neste ano também retomamos o diálogo com a Secretaria de Esportes. Desde então, a instituição tem sido uma grande parceira nas nossas atividades, seja fornecendo os troféus de nossos torneios, seja proporcionando o transporte de nossos atletas para as mais diversas competições. Tudo isso foi possível graças ao Sr. Secretário de Esportes, que num gesto de grandeza estendeu as mãos para que trabalhemos juntos pelo Município.

Em função da mudança de política de trabalho, não realizamos o mesmo número de torneios que nos outros anos, uma vez que a tarefa de organizar torneios demanda muito esforço para retorno insuficiente, em razão do pequeno número de enxadristas existentes em Avaré. Mesmo assim, com sucesso realizamos a Copa Avaré de Xadrez Blitz, cumprindo com nosso compromisso em promover o xadrez solidário, um evento singelo, mas muito elogiado pelos participantes.

O Campeonato Avareense de Xadrez Clássico 2018 foi um sucesso de organização. Graças ao empenho dos competidores e arbitragem o torneio seguiu sem nenhum incidente. As partidas foram realizadas em alto nível técnico e com bom número de participantes, não tendo havido uma adesão maior por conta da realização do ENEM.

Ao longo do ano, o Xadrez Avareense se fez representar em várias competições a nível estadual e regional, conseguindo por vezes posições de destaque, como a 7ª colocação no Campeonato Regional por Equipes da Liga Regional de Xadrez, torneio que reuniu várias das melhores equipes da região centro-oeste paulista, e a 3ª colocação de Márcio Sanches na 67ª Etapa do Circuito Solidário de Xadrez, em Bofete.

Estas foram as realizações do Xadrez Avareense em 2018. Gostaríamos de agradecer primeiramente a Deus pelas realizações, em seguida àqueles que acreditam e apóiam nosso trabalho: a E.E Matilde Vieira, na pessoa da Vice-Diretora Vera, o IFSP na pessoa do Diretor Sebastião Francelino, a Secretaria Municipal de Esportes, na pessoa do Secretário Léo Ripoli e a Melitta South America, que patrocinou a Copa Avaré de Xadrez Blitz.

Para 2019, além da continuidade do programa de ensino, da Copa Avaré Blitz e do Avareense Clássico, teremos algumas novidades: 

1ª Taça Cidade de Avaré de Xadrez Clássico – Novidade em Avaré, será um torneio no formato mata-mata, como na Copa do Mundo de Xadrez.

Copa Capivara 2019 - A volta do emocionante circuito blitz, com um troféu personalizado

Torneio da Amizade 2019 – O retorno do nosso torneio de xadrez rápido

Continuidade do Projeto Xadrez nas Escolas – Capacitação dos professores de Ed. Física e posterior realização do Avareense Escolar

E no decorrer do ano, assim que novas ideias e oportunidades forem surgindo, iremos trabalhar pelo Xadrez em Avaré!

A todos desejamos um feliz e próspero 2019!

São os votos dos membros do Xadrez Avareense!