NOTA DE REPÚDIO

20/06/2017 20:37

Nesta manhã o Sr. Rodivaldo Rípoli, em seu espaço na Rádio Mix FM, tripudiou os pleitos de um vereador que aderiu à nossa causa e que repercutiu nossa decisão de não mais defendermos a cidade de Avaré em competições oficiais de xadrez. Manifestando total desconhecimento de nosso trabalho, o Sr. Rípoli afirmou que o transporte seria para que os enxadristas avareenses  “passeassem” em Sorocaba,  e referindo ao amistoso que faríamos contra a equipe sorocabana de xadrez em tom de menoscabo, como se fossemos praticar turismo, como se fôssemos um bando de folgados.

É com extrema indignação que recebemos essas declarações. Desde o inicio de nossas atividades, nunca cobramos um centavo para defendermos nossa cidade em competições Brasil afora e nosso serviço é 100% voluntário, ao contrário de muitos desportistas avareenses que cobram pelas suas atividades.

Sr. Rípoli, para levarmos o nome de Avaré, abrimos mão do convívio com esposas e filhos, unicamente pelo amor ao xadrez. Nunca pedimos sequer alimentação, que sabemos que é fornecida a outras modalidades esportivas. Não praticamos turismo. Para tanto, nós trabalhamos arduamente para pagar as despesas de viagem com nossos entes queridos para outras localidades. Definitivamente, não precisamos do erário público para satisfazermos nossas vontades pessoais, ao contrário de muitos políticos locais que assim o fazem.

Não se tratava de diversão nossa ida a Sorocaba. Iriamos avaliar nosso desempenho  e estudar as partidas realizadas, para aprimoramento técnico. Xadrez para nós é algo muito sério.

Sr. Rípoli, o tom de voz empregado na sua fala de hoje fez com que nós fossemos rebaixados a meros truqueiros ou um bando de jogadores de sinuca de bar. Isso é no mínimo ofensivo.

Não se pode alegar falta de dinheiro. Isso porque o impacto no orçamento seria praticamente nulo. Muito menor do que os custos da pintura dos postes que o sr. Prefeito está promovendo. Oras, o dinheiro a ser economizado nas pinturas inúteis dos postes poderia ser empregado no incentivo ao esporte ou em outras despesas mais essenciais.

Por estas razões, o Xadrez Avareense vem manifestar o seu REPÚDIO às infelizes declarações do Sr. Rodivaldo Rípoli, proferidas em seu programa matutino de hoje.