REGULAMENTO DE AMISTOSOS PENSADOS COM MOVIMENTAÇÃO DE RATING OFICIAL DO XADREZ AVAREENSE.

09/05/2017 09:15

Em atendimento ao pleito dos integrantes do Xadrez Avareense, com o objetivo de aprimorar o jogo de xadrez na modalidade pensado, visando preparação aos Jogos Regionais, os amistosos pensados deverão seguir as seguintes normas:


1. Todos os amistosos pensados que forem realizados no período entre os dias 14/05 a 02/07 serão considerados válidos para rating pensado oficial do Xadrez Avareense;

 

a. É proibida a realização de amistosos nos dias 28/05 e 25/06 (4ª e 5ª Etapas da Copa Capivara) e dia 17/06 (Campeonato Avareense de Menores sub-18 e sub-16), bem como em datas em que a equipe do Xadrez Avareense realizar amistosos com outras equipes;

b. Também não poderão ser realizados amistosos nas reuniões das sextas-feiras na sala do Ginásio Kim Negrão, visto programa de treinamento e estudo voltado para os Jogos Regionais;

 

2. Serão consideradas válidas para rating oficial pensado do Xadrez Avareense as partidas PRESENCIAIS realizadas entre os jogadores residentes em Avaré ou os que representarão a equipe de Avaré nos Jogos Regionais 2017 que figurarem na listagem oficial de rating do Xadrez Avareense publicada no dia 04/05/2017, independentemente da modalidade.

 

3. Para validação das partidas, os jogadores deverão seguir o seguinte procedimento:

a. Até dois dias antes da data acertada, deverão comunicar a presidência por meio do e-mail xadrezavareense@gmail.com a data, hora e local da partida. Pede-se que se possibilitem a realização de vários amistosos numa mesma hora e local.

b. Somente serão validadas as partidas anotadas em planilha oficial do Xadrez Avareense, em letra legível. Caberá aos jogadores a impressão das planilhas, que poderão ser baixadas AQUI.

c. Terminada a partida, os jogadores deverão assinar as planilhas, fotografá-las e remeter e-mail para o endereço xadrezavareense@gmail.com, indicando o resultado do jogo, anexando a fotografia das planilhas e a PGN da partida.

 

4. A variação de rating seguirá as regras de cálculo determinadas pela FIDE e CBX (fator K=10) e será divulgada no começo de cada mês, por meio da tabela abaixo descrita:
 

RM

RJ

pg

n

Exp

Pg-Exp

K

Variação 

 

 

 

 

 

 

  10

 

 

 

Onde:
RM= Rating médio dos adversários jogados no período
RJ= Rating do Jogador
Pg = pontos ganhos
N = número de partidas
Exp = pontuação esperada do jogador
Pg-Exp = pontos ganhos – pontuação esperada
K = fator K (sempre será 10)
Variação= variação oficial (Variação = K*(Pg-Exp)
 

5. As partidas deverão seguir rigorosamente as regras da FIDE, no que tange à notação, ritmo de jogo e as Leis do Xadrez.
 

6. A publicação das partidas ficará a critério da administração do site oficial do Xadrez Avareense.
 

7. Os casos omissos serão tratados pela presidência