XADREZ AVAREENSE NA 52ª ETAPA DO CX EM PIRACICABA

20/04/2017 11:03

No último dia 09 de abril, o Xadrez Avareense se fez presente na 52ª Etapa do Circuito Solidário de Xadrez, evento tradicional no xadrez paulista, tendo sido disputado em 7 rodadas no ritmo de jogo de 16 minutos KO, na cidade de Piracicaba. O Xadrez Avareense foi representado pelos enxadristas Renato de Paula, Thiago Salotti, Lucas Sampaio e Fábio Agazzi.

Quando se fala no Circuito Solidário, é certeza de torneio com nível forte, com partidas de muito equilíbrio e oscilação de desempenho dos enxadristas e a etapa de Piracicaba não foi diferente apesar do campeão, Vinícius Saito, de Diadema, ter ganhado a coroa de forma isolada, com 6,5 pontos em sete partidas, fazendo valer a vantagem do empate na última rodada.  No entanto, quatro jogadores terminaram empatados com 6 pontos, três terminaram com 5,5 pontos e dez terminaram com 5 pontos, sendo que suas posições só foram decididas nos critérios de desempate, onde o histórico dos adversários que enfrentaram ao longo do torneio é levado em conta. É mais ou menos como o rodeio: o negócio é fazer show em cima de touro brabo pra você se dar bem.

Vamos aos avareenses: Renato de Paula teve o seu melhor desempenho no Circuito Solidário até aqui. Conquistou 4,5 pontos em 7 possíveis: sofreu uma derrota em um abandono precoce na 2ªrodada contra a WFM Regina Bonfim,  de Sorocaba, onde após uma análise pós-jogo foi constatado que havia espaço para muita luta e a outra derrota foi para o forte enxadrista Hector Fernandez, de Sumaré, perdido no tempo e com posição ganha no tabuleiro e um empate com sabor de derrota contra José Renato Pizzinatto, de Piracicaba, noutra partida que foi perdida no tempo com posição ganha. Resultado:  dividiu a 19ª posição com outros 11 enxadristas (27º nos critérios de desempate).

Thiago Salotti esteve às voltas com seu grande adversário: o tempo.  Um bom exemplo disso foi sua vitória na quarta rodada contra Wagner Brochado, de Mogi Guaçu: enquanto Thiago apenas tinha 30 segundos de reflexão, seu adversário ostentava oito minutos e meio de tempo para pensar. Uma diferença gritante demais. Apesar do começo ruim (1E, 2D nas três primeiras rodadas), Thiago se recuperou e terminou com 3,5 pontos, dividindo a 51ª posição com 14 enxadristas (63º nos critérios de desempate).

A revelação do Xadrez Avareense, Lucas Sampaio, mostrou evolução, tem jogado bem mas lances imprecisos em situações superiores acabam por fazer escapar a vitória e cair no empate, por segurança.  Conquistou 3 pontos e terminou dividindo a 64ª posição com 18 jogadores (67º nos critérios de desempate).

E Fábio Agazzi, nosso esforçado, voluntarioso e representante do mais puro amor ao xadrez, ganhou dois pontinhos (um por W.O), sempre seguindo em frente,  ficando na  88ª posição ao lado de outros 13 jogadores (101º nos critérios de desempate).

RANKINGS

Com esses resultados, Renato de Paula teve desempenho positivo somando mais 7 pontos ao seu rating, podendo superar a marca dos 2100 pontos, enquanto Thiago Salotti e Lucas Sampaio estreias no ranking do CSX com 2088 e 2066 pontos, respectivamente e Fábio Agazzi perdeu 25 pontos no ranking.

Mais detalhes, classificação, fotos podem ser vistos no site oficial do circuito: www.csxadrez.com

A equipe do Xadrez Avareense se deslocou para Piracicaba com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, a quem agradecemos.