XADREZ AVAREENSE PARTICIPA DOS JOGOS REGIONAIS 2019

13/07/2019 17:37

Entre os dias 08 e 12 de julho o Xadrez Avareense se fez presente nos 63º Jogos Regionais em Sorocaba, representando a cidade de Avaré, na modalidade Masculino Livre, ao lado de outras 11 cidades.

Composta pelos enxadristas Renato de Paula, José Reitor Rizzardi, Fernando Pardo, Kaio Fragoso, Márcio Sanches, Silvério Oliveira, Gustavo Correa e Iurin Queiroz, a equipe avareense fez boa campanha vencendo três dos cinco confrontos, inclusive batendo a equipe de Tatuí, medalha de bronze, pelo placar de 2,5 a 1,5, num match dramático.

Até a última rodada, Avaré estava nas primeiras posições, no entanto, teve que enfrentar na rodada final a fortíssima equipe de Sorocaba, perdendo o match, terminando sua campanha na 6ª posição com 10 pontos ganhos (3v, 2d), com os seguintes placares: 1ª rodada – Itu 3,5 x 0,5 Avaré; 2ª Rodada: Avaré 2,5 x 1,5 Tatuí, 3ª Rodada: Tietê 1 x 3 Avaré; 4ª Rodada: Avaré 4 x 0 Araçoiaba da Serra; 5ª Rodada: Sorocaba 4 x 0 Avaré.

Infelizmente, o regramento dos Jogos Regionais determina que o primeiro critério de classificação das equipes é o de pontos por tabuleiro, ou seja, as somas dos pontos individuais dos jogadores é computada para campeonato, somente levando em conta o desempenho da equipe  - Pontos em razão do resultado do match: 3 pontos por vitória, 1 por empate e 0 por vitória - como o primeiro critério de desempate.

Esse fator prejudicou a equipe avareense, visto que muito embora tenha vencido mais confrontos (3 v, 2d = 9 pontos), Avaré ficou atrás de Tatuí (2v, 1e, 2d = 7 pontos), medalha de bronze da competição, sendo que se fosse adotado o critério de pontos por match, Jundiaí (3 v, 2d = 9 pontos; 10,5 pontos por tabuleiro) teria sido contemplada com a medalha de bronze, com Avaré na 4ª colocação.

Mas a equipe tatuiana não tem nada a ver com isso e após perder para Sorocaba e Avaré, confronto este dramático (2,5 a 1,5 após uma "capivarada" monstruosa do segundo tabuleiro tatuiano numa partida ganha), simplesmente ligou o modo turbo e passou como um rolo compressor para cima de seus adversários, tirando a diferença após empatar com Itapetininga na última rodada por 2 a 2, alcançando a terceira colocação com louvor

Já Itu novamente mostrou sua tradição e força, ganhando o ouro com tranqüilidade, sem ter sofrido nenhuma ameaça séria ao longo do torneio, enquanto Sorocaba garantiu a medalha de prata sem maiores delongas. Ambas se classificaram para os Jogos Abertos do Interior.

Voltando a Avaré, a partida que mais se destacou na nossa campanha foi a vitória do veterano José Reitor contra Lucas Galvão, da equipe de Tietê, pela terceira rodada, onde aplicou um belo golpe tático à la Mikhail Tal, como se vê abaixo:

<

E a classificação final da competição de xadrez masculino livre dos Jogos Regionais ficou assim:

Quer conferir as principais partidas de nossa campanha? Então CLIQUE AQUI e veja nossas capivaradas!

Veja as fotos da nossa equipe em n ossa página do Facebook!